Instalação da Biomanta
O processo de instalação da manta orgânica sobre talude deverá ser o seguinte:
- Previamente ao início da instalação das mantas orgânicas, deverá ser feito o reparo e regularização da superfície a revestir, eliminando a vegetação existente, raízes, pedras, sulcos, etc.
- Realizar uma canaleta de 20 cm de profundidade por 20 cm de largura na crista do talude onde se instalará o material. A canaleta deverá ser realizada com uma distância mínima de um 1 m da crista, e sempre em solo firme. Quando as condições do terreno impedirem a escavação de canaletas, as bordas superiores das biomantas deverão ser dobradas para aumentar a resistência à tração e grampeada com 5 grampos/m linear de borda
- A manta orgânica deverá ser fixada no interior da canaleta, mediante uma fileira de grampos distanciados a 0,5 m entre si.
- Uma vez ancorado, o material escavado deverá ser colocado novamente na canaleta e compactado.
- Posteriormente, a manta deverá ser desenrolada seguindo as linhas de máxima inclinação e colocada paralela à anterior.
- A sobreposição lateral entre os rolos deverá ter no mínimo 8 cm.
- Quando necessária a realização de sobreposição em sentido longitudinal, para unir o extremo final de um rolo com o extremo inicial do seguinte, deve-se sobrepor um mínimo de 30 cm, reforçando estas zonas com ao menos 4 grampos por sobreposição, distribuídas em quincôncio. O rolo superior deverá ficará sobreposto ao inferior.
- Os grampos deverão ser fixados com uma distribuição de 1,5 grampos/m² em quincôncio. Esta quantidade poderá aumentar de acordo com as necessidades reais da obra. Em caso de afloramentos rochosos, os grampos deverão ser instalados contornando-os e mantendo a distribuição média de ancoragens. As irregularidades do terreno indicarão a distribuição dos grampos fazendo necessária uma maior quantidade naquelas zonas mais irregulares de modo que se assegure o contato íntimo entre manta e solo.
- A densidade de grampos final será determinada pela soma de grampos na canaleta de ancoragem mais os grampos na superfície do talude, divididas pela superfície total.